Muitas atividades escolares diferentes vêm
mobilizando nossos alunos. O ensino e a aprendizagem são amplamente
enriquecidos pela criatividade da supervisão e dos docentes que compõem a
equipe pedagógica, que com o apoio das gestoras puderam realizar ações em sala
de aula e envolver os alunos com atividades lúdicas e educativas, adquirindo
assim, melhores resultados.
ACOMPANHE AQUI AS NOVIDADES!
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS RELACIONANDO AS DATAS COMEMORATIVAS.
O DIA 18 DE ABRIL FOI INSTITUÍDO COMO O DIA NACIONAL DA LITERATURA INFANTIL,
EM HOMENAGEM À MONTEIRO LOBATO.







Através de sua inteligência Monteiro
Lobato, mostrou para as crianças como é possível aprender através da
brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934,
mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e
vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as
mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar. Deste modo,
todos os professores do 1° ao 5° ano podem utilizar as histórias do escritor
para melhorar suas aulas.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho
de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02)
que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
As crianças afirmaram que não esquecerão a
figura do Monteiro Lobato e o quanto a leitura é importante para a vida.
As crianças adoraram a mistura de leitura com
brincadeiras, garantindo que continuarão com a prática de ler diariamente.
NO DIA 18 DE ABRIL, TIVEMOAS A FAMÍLIA NA ESCOLA.
Buscando melhorias em nossos serviços, abrimos
neste ano de 2012 o “Dia da Família na Escola”. Acreditamos nessa parceria como
grande articuladora de ações provenientes de realidades. Na reunião foi
discutido, estudado e refletido diversos temas voltados aos pais e filhos na
escola. Um dos temas discutidos foi...
Também foi aberto um espaço para os pais
apresentarem sugestões de atividades, próximas reuniões e festividades, como o
dia das mães.
É importante lembrar, que o encontro foi
proveitoso, no sentido de aproximar pais, mães ou responsáveis ao ambiente
escolar, que é um espaço de convívio diários dos nossos alunos.
“Sem dúvida, é
primordial ter tempo para os filhos, ser exemplo de comportamentos
(pontualidade, respeito e etc.) e propiciar-lhes a liberdade de pensar e agir”.
Saber dizer “não”, introduzindo-os no mundo real, fazendo-os pensar no que foi
negado para que amadureçam com sabedoria.
“A Educação não
depende de si mesma, mas principalmente do papel que a família desempenha
dentro, fora e junto à escola”
Texto extraído da revista Mundo Jovem, fevereiro de 2007.
Texto extraído da revista Mundo Jovem, fevereiro de 2007.
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Alunos e professores trabalharam também conteúdos de história e conheceram melhor a realidade indígena. |
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Confecção de máscaras de índios,( 5° ano "B"). |
Foram
muitas atividades artísticas, de leitura, vídeos, pinturas, dobraduras,
músicas, dramatizações e aprendizado para essas crianças.
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Confecção de máscaras de índios, (2° ano "B"). |
Algumas atividades pesquisadas na internet, como sugestões oas amigos professores. |
20 DE ABRIL, A ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA PIRES DE ALBUQUERQUE REALIZOU UMA
CELEBRAÇÃO EM COMEMORAÇÃO A PÁSCOA.
Funcionários,
pais e alunos de todas as turmas se confraternizaram com alegria e respeito
durante a celebração, que aconteceu no clube municipal às 15 horas da
sexta-feira. Para abrir a celebração, alunos do PETI, que também são
alunos da escola Francisca Pires, fizeram uma linda demonstração de carinho,
respeito e sabedoria ao apresentarem os símbolos pascais numa sequencia de
rimas que emocionou os presentes. Após a celebração, os alunos receberam uma lembrancinha com chocolate, doado por professores e supervisores.
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Na hora do lanche. |
CAIXA ESCOLAR: GESTÃO DEMOCRÁTICA.
ACONTECEU TAMBÉM NA SEXTA-FEIRA, A ELEIÇÃO PARA A ESCOLHA DOS MEMBROS DO CAIXA ESCOLAR DA ESCOLA FRANCISCA PIRES, PARA O BIÊNIO 2012/2013.
O que é a Caixa Escolar? Instituição
jurídica, sem fins lucrativos, que tem como função básica
administrar os recursos financeiros da escola, oriundos da União, estados e
municípios, e aqueles arrecadados pelas unidades escolares. Ou seja, são
unidades financeiras executoras, na expressão genérica definida pelo Ministério
da Educação. Os recursos recolhidos por ela destinam-se à aquisição de bens e
serviços necessários à melhoria das condições de funcionamento da escola,
incluídos no seu plano de desenvolvimento.
A estrutura da Caixa Escolar é
geralmente constituída de um presidente, que é o diretor da escola, um
tesoureiro, um secretário e o conselho fiscal.
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