Seguidores

quinta-feira, 17 de maio de 2012

MÊS MARIANO

            Hoje os alunos, professores e demais funcionários da Escola Municipal Francisca Pires de Albuquerque sairão em procissão, "cerimônia religiosa em que sacerdotes e sectários de um culto seguem, geralmente em filas, entoando preces, levando expostas imagens ou relíquias dignas de veneração". A saída será as 18:30  da escola até a igreja matriz de São Vicente Férrer.

Maria: mãe de Jesus, da igreja... E nossa mãe
Nesse mês de maio, celebramos Maria, a mãe de Jesus. A igreja e todo o seu povo se unem a devoção a essa mulher que, se tornou a pessoa escolhida por Deus para ser a personagem principal de seu amor por nós ao se tornar a pessoa que conceberia o Seu filho, Jesus Cristo, confirmando a que dizia a sagrada Escritura que o “verbo se tornará homem”.
Mas, a escolha de Maria para tal missão não foi por acaso. O seu amor por Deus era tão grande que ela prometeu a Ele em permanecer virgem por toda a vida, como uma forma de agradá-Lo. Ou seja, foi à forma que ela encontrou de demonstrar seu amor por Ele. Essa atitude, por si só, confirma a grandeza de Maria. E Deus, vendo todo esse amor a escolheu para ser a Mãe de seu filho.
            Por isso quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Deus feito Homem – Jesus Cristo, Mãe da Igreja ou ainda na mãe por adoção filial dos batizados em Cristo Jesus. Pode-se ainda vê-la de outras formas: é a cheia de graça (Lc 1,28); a bendita entre as mulheres (Lc 1,42); mãe do Messias, Servo Sofredor (Jo 19,25-27); ou ainda a Serva do Senhor (Lc 1,47-53). Maria é o centro do desígnio de Deus. Por ela passam e se cruzam todos os caminhos. Com efeito, nela se encontram as duas Pessoas divinas que foram enviadas pelo Pai, o Filho e o Espírito. Esse Espírito em Maria faz com que dela nasça o Filho de Deus encarnado. Maria empresta a sua carne. O Espírito vai gestando a santa humanidade de Deus a partir de Maria. Num momento preciso da história, quando ela diz ao anjo Sim, se fazem presente nela o Espírito que nela mora e o Filho eterno que começa a crescer como o seu filho. Dignidade maior não existe. Por isso Isabel tem razão em seu júbilo: Maria é bendita entre todas as mulheres do universo.
Portanto, a Igreja, instruída pelo Espirito Santo venera Maria, a Mãe muito amada, e foi nesta fé que através de Paulo VI proclamou-se Maria a Mãe da Igreja.  Ela que já era sem sombra de dúvidas a Mãe de Deus, Mãe de Cristo, quando o Espírito Santo a cobriu com sua sombra, seria também a Mãe da Igreja, porque é Mãe de Cristo, cabeça do corpo místico da Igreja.  Pode-se ainda dizer, que é Mãe da Igreja porque no momento que a Igreja nasceu do coração de Cristo, ela colaborou com o seu amor, sofreu e se sacrificou com o seu Filho para a redenção do mundo.
Francisco Marques – Professor e palestrante.








Nenhum comentário:

Postar um comentário