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terça-feira, 10 de julho de 2012

A realização do planejamento é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem



O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida, tornando-se imprescindível também nas atividades docentes.



Deste modo, a supervisão da Escola Municipal Francisca Pires reuniu seus professores para discutirem e planejarem ações pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
                 O encontro pedagógico aconteceu nesta segunda-feira, 09/07/2012, nos turnos matutino e vespertino e ativou discussões diversas, em que se destacou o projeto folclore. A equipe pedagógica e os professores acreditam que o encanto do tema folclore despertará n os nossos alunos o desejo de aprender mais. 
VAMOS LÁ...
Escola Municipal Francisca Pires de Albuquerque

Projeto Folclore – 1º ao 9º ano – 2012

Período: 17/07 à 23/08

APRESENTAÇÃO

Toda e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Sabemos que alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos. O conhecimento que adquirimos da cultura cientifica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, os sistemas político, contexto econômico, alem de outros. O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos com solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.

O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande adversidade no campo cultural popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas, de expressão e manifestações folclóricas: as festas populares, o artesanato, a medicina popular, danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares, superstições.

O tema escolhido, Projeto Folclore, nos permitirá um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos em todas as disciplinas.

OBJETIVO GERAL

Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade, região ou Brasil resgatando , vivenciando e valorizando as manifestações da cultura popular brasileira.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

·         Conhecer e resgatar algumas lendas, inclusive as regionais;

·         Conhecer e valorizar a própria cultura;

·         Estabelecer relação entre o falado e o escrito;

·         Trabalhar a expressão oral dos alunos

·         Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro

·         Identificar-se como parte integrante da cultura popular;

·         Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região

·         Identificar o uso da linguagem formal e informal

·         Trocar idéias e respeitar a percepção do outro

·         Emitir opiniões sobre lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

17/07 a 20/07(Pesquisa interna dos professores sobre o tema

·         Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região

·         Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo

23/07 a 27/07

·         Exploração do tema para os alunos

30/07 a 03/08

·         Começar os ensaios para a culminância do projeto

·         Produção com os alunos do resultado final para culminância

06/08 a 10/08

·         Correção ortográfica dos professores das produções dos alunos

·         Entrega a supervisão para impressão dos trabalhos dos alunos

13/08 a 20/08

·         Impressão da supervisão e devolução para os professores

Data da Culminância: 23 de agosto na praça de eventos. 

SUGESTÕES DE AÇÕES PARA OS PROFESSORES

·        Dança da fita, pastoril;

·        Brinquedos e  brincadeira quebra panela, corrida de saco, pau de sebo, bonecas de pano, pinhão, amarelinha, etc.

·        Barraca com remédios caseiros, chás, lambedores, etc.

·        Cordel cantado

·        Exposição de trabalhos

·        Dramatização de lendas

·        Apresentação de cantigas de roda


AVALIAÇÃO

Será realizada a partir da observação do envolvimento dos alunos nas atividades e nas avaliações individuais e ou em grupos feitas por seus professores, no intuito de identificar o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno.







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