O planejamento está presente em quase
todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto,
o mesmo é essencial em diferentes setores da vida, tornando-se imprescindível
também nas atividades docentes.
Deste modo, a supervisão da Escola Municipal
Francisca Pires reuniu seus professores para discutirem e planejarem ações
pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
O encontro pedagógico aconteceu nesta segunda-feira, 09/07/2012, nos turnos
matutino e vespertino e ativou discussões diversas, em que se destacou o
projeto folclore. A equipe pedagógica e os professores acreditam que o encanto do tema folclore despertará n os nossos alunos o desejo de aprender mais.
VAMOS LÁ...
Escola Municipal
Francisca Pires de Albuquerque
Projeto Folclore
– 1º ao 9º ano – 2012
Período: 17/07 à
23/08
APRESENTAÇÃO
Toda
e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e
experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Sabemos que alguns
fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura
individual são: família, grupos sociais a que pertencemos. O conhecimento que
adquirimos da cultura cientifica, tecnológica, artística, literária, religião,
meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, os sistemas político,
contexto econômico, alem de outros. O fato é que esses fatores nunca agem
isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de
relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança
cultural, agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos com
solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores
transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.
O
folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do
saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e
psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande adversidade no campo cultural
popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas, de
expressão e manifestações folclóricas: as festas populares, o artesanato, a
medicina popular, danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na
literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares,
superstições.
O
tema escolhido, Projeto Folclore, nos permitirá um trabalho interdisciplinar,
envolvendo conhecimentos em todas as disciplinas.
OBJETIVO GERAL
Participar
de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade, região ou
Brasil resgatando , vivenciando e valorizando as manifestações da cultura
popular brasileira.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Conhecer
e resgatar algumas lendas, inclusive as regionais;
·
Conhecer
e valorizar a própria cultura;
·
Estabelecer
relação entre o falado e o escrito;
·
Trabalhar
a expressão oral dos alunos
·
Conhecer
semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore
brasileiro
·
Identificar-se
como parte integrante da cultura popular;
·
Pesquisar
e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região
·
Identificar
o uso da linguagem formal e informal
·
Trocar
idéias e respeitar a percepção do outro
·
Emitir
opiniões sobre lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
17/07 a 20/07(Pesquisa interna
dos professores sobre o tema
·
Pesquisas
sobre as manifestações culturais do folclore de cada região
·
Leituras
de diferentes lendas, receitas de comidas e textos informativos sobre aspectos
físicos e culturais da região em estudo
23/07 a 27/07
·
Exploração
do tema para os alunos
30/07 a 03/08
·
Começar
os ensaios para a culminância do projeto
·
Produção
com os alunos do resultado final para culminância
06/08 a 10/08
·
Correção
ortográfica dos professores das produções dos alunos
·
Entrega
a supervisão para impressão dos trabalhos dos alunos
13/08 a 20/08
·
Impressão
da supervisão e devolução para os professores
Data da Culminância: 23 de agosto
na praça de eventos.
SUGESTÕES DE AÇÕES PARA OS
PROFESSORES
· Dança
da fita, pastoril;
· Brinquedos e brincadeira
quebra panela, corrida de saco, pau de sebo, bonecas de pano, pinhão, amarelinha, etc.
·
Barraca
com remédios caseiros, chás, lambedores, etc.
·
Cordel
cantado
·
Exposição
de trabalhos
·
Dramatização
de lendas
· Apresentação
de cantigas de roda
AVALIAÇÃO
Será
realizada a partir da observação do envolvimento dos alunos nas atividades e
nas avaliações individuais e ou em grupos feitas por seus professores, no
intuito de identificar o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno.
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