TODA A COMUNIDADE ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA PIRES DE ALBUQUERQUE ESTEVE ONTEM A NOITE NA PRAÇA DE EVENTOS DA CIDADE PARA DESENVOLVEREM AS ATIVIDADES CULTURAIS REFERENTES AO PROJETO FOLCLORE.
AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA ESCOLA JUNTOS AOS SEUS PROFESSORES APRESENTARAM DANÇAS, DESFILES, MÚSICAS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES FOLCLÓRICAS E AGRADARAM OS CONVIDADOS PRESENTES.
PARABÉNS A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR.
ABERTURA:
Boas vindas da diretora da escola Luciolange Alves.
A palavra folclore vem do inglês “folk” = povo e “lore” =
conhecimento e significa sabedoria popular. O folclore é a expressão cultural
mais legítima de um povo.
É impossível falar do
Folclore no Rio Grande do Norte sem falar de Câmara Cascudo, o maior
folclorista do Brasil. O escritor potiguar, nasceu em 30 de dezembro de 1898
e registrou a história das Danças Populares do RN. Dentre suas obras, está o
famoso Dicionário do Folclore
Brasileiro, a maior obra sobre os personagens do imaginário popular.
Deste modo, vamos comemorar o nosso folclore prestando essa simples homenagem
a Câmara Cascudo e apreciando os trabalhos dos nossos alunos.
Além das apresentações, teremos também exposição de atividades
dos alunos da Escola Municipal Francisca Pires de Albuquerque, onde estaremos
apresentando detalhadamente como trabalhamos o folclore na sala de aula.
BARRACAS
Brinquedos
e brincadeiras tradicionais: 5° ano “B” (professora Gerigliana)
Provérbios
e adivinhas: 8° ano “B” (professor Frank)
Superstições
e crendices: 7° ano “B” (professores Cássia e Luan)
Remédios
caseiros: 6° ano “B”/ 8°ano “A” (professores: José Carlos e Marquinhos);
Artesanatos
de artistas da Terra. (Professores e alunos)
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APRESENTAÇÕES:
1.
Cordel
dramatizado / Oh Luiza como es bela, minha terra meu torrão.
Autoria de
Magnólia Soares, dramatização teatral da turma do 9° ano “U”.
A Literatura de cordel
é conhecida no Brasil como folheto e
é um gênero literário
popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e
depois impresso em folhetos.
Remonta ao século XVI, quando o Renascimento
popularizou a impressão de relatos orais, e
mantém-se uma forma literária popular no Brasil.
O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para
venda, pendurados em cordas, cordéis ou
barbantes.
2.
Apresentação do 1°
ano “B”: Cantigas de roda/ A linda rosa juvenil
Professora responsável: Socorro Silva
As cantigas de roda são brincadeiras que
consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam
músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. As letras das músicas são
simples e trazem temas do universo infantil.
3.
Apresentação
do 2° ano “B”: Cantigas de roda/ Caranguejo.
Professora
responsável: Benedita Santana.
4.
Apresentação do 1°
ano “A”: Poesia de Vinícius de Morais/ as borboletas
Professora responsável: Socorro Araújo
A poesia
é uma das sete artes tradicionais,
pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela
retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a
do leitor.
5.
Apresentação
do 4° ano “A”: Poesia de Cecília Meireles/ Ou isto ou Aquilo
Professora
responsável: Gerigliana
6.
Apresentação
do 2° ano “A”: Desfile com personagens folclóricos.
Professora
responsável: Eva Araújo
7.
Apresentação
do 3° ano “B”: parlendas/ A galinha.
Professora
responsável: Vitória Dantas
As parlendas são versinhos com a
temática infantil que é recitada em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima
fácil e, por isso, são populares entre as crianças.
8.
Apresentação
do 3° ano “A”: Trava línguas/ o doce
Professora
responsável: Josineuma.
Os
trava línguas fazem parte das manifestações orais da cultura popular, são
elementos do nosso folclore. O que faz as crianças repeti-los é o desafio de
reproduzi-los sem errar. Entra aqui também a questão do ritmo, pois elas
começam a perceber que, quanto mais rápido tentam dizer, maior é a chance de
não concluir o trava línguas.
9.
Apresentação
do 5° ano “A”: dança da Araruna/ boi de reis
Responsável:
professor Mosanir Gomes
A
Araruna e o boi de reis são manifestações culturais que representa
orgulhosamente o folclore brasileiro. As danças impressionam os norte
rio-grandenses pelo ritmo e pela categoria cultural preservada até os dias de
hoje.
10. Apresentação
do 4° ano “A”: O Pastoril
Professora
responsável: Gerigliana
Chegou à hora do tão esperado pastoril que
integra o ciclo das festas natalinas do Nordeste, particularmente, em
Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. É um dos quatro principais
espetáculos populares nordestinos, sendo os outros o Bumba-meu-boi, o Mamulengo e o Fandango.
11. Apresentação do
7° ano “A”: Advinhas e superstições
Professora
responsável: Rita de Cássia
As advinhas perguntas em formato de
charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensarem e se divertirem. São
criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore
brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre
os adultos.
As superstições referem-se a crenças sobre relações
de causa e efeito que
não se adequam à lógica formal, ou seja, são
contrárias à racionalidade; como a crença
comum, no Brasil, de que quebrar
um espelho causa sete anos
de azar. As superstições são criadas pelo povo e costuma passar de
geração para geração.
Responsáveis:
toda a turma.
A
coreografia
desenvolve-se como uma ciranda de participantes que orbitam ao redor de um
mastro central. O peculiar é que no topo
do mastro são presas as pontas de longas fitas coloridas, cuja extremidade
pendente é sustentada por cada dançante. As alunas do 9° ano adaptaram a
cultural dança folclórica a ritmos e danças da atualidade, possibilitando uma
maior versatilidade de ritmos e gostos musicais.
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