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quinta-feira, 23 de agosto de 2012

2° FESTIVAL DE FOLCLORE DA ESCOLA M. FRANCISCA PIRES


               TODA A COMUNIDADE ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA PIRES DE ALBUQUERQUE ESTEVE ONTEM A NOITE NA PRAÇA DE EVENTOS DA CIDADE PARA DESENVOLVEREM AS ATIVIDADES CULTURAIS REFERENTES AO PROJETO FOLCLORE. 
                     AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA ESCOLA JUNTOS AOS SEUS PROFESSORES APRESENTARAM DANÇAS, DESFILES, MÚSICAS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES FOLCLÓRICAS E AGRADARAM OS CONVIDADOS PRESENTES.


PARABÉNS A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR.

PROGRAMAÇÃO DO 2° FESTIVAL DE FOLCLORE DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA PIRES DE ALBUQUERQUE
  
LOCUTOR DO EVENTO: MOSANIR GOMES
 COMPOSIÇÃO DA MESA DE CONVIDADOS:
ABERTURA: Boas vindas da diretora da escola Luciolange Alves.

A palavra folclore vem do inglês “folk” = povo e “lore” = conhecimento e significa sabedoria popular. O folclore é a expressão cultural mais legítima de um povo.
É impossível falar do Folclore no Rio Grande do Norte sem falar de Câmara Cascudo, o maior folclorista do Brasil. O escritor potiguar, nasceu em 30 de dezembro de 1898 e registrou a história das Danças Populares do RN. Dentre suas obras, está o famoso Dicionário do Folclore Brasileiro, a maior obra sobre os personagens do imaginário popular. Deste modo, vamos comemorar o nosso folclore prestando essa simples homenagem a Câmara Cascudo e apreciando os trabalhos dos nossos alunos.
Além das apresentações, teremos também exposição de atividades dos alunos da Escola Municipal Francisca Pires de Albuquerque, onde estaremos apresentando detalhadamente como trabalhamos o folclore na sala de aula.
BARRACAS
    Brinquedos e brincadeiras tradicionais: 5° ano “B” (professora Gerigliana)
    Provérbios e adivinhas: 8° ano “B” (professor Frank)
    Superstições e crendices: 7° ano “B” (professores Cássia e Luan)
    Remédios caseiros: 6° ano “B”/ 8°ano “A” (professores: José Carlos e Marquinhos);
    Artesanatos de artistas da Terra. (Professores e alunos)


APRESENTAÇÕES:

1.     Cordel dramatizado / Oh Luiza como es bela, minha terra meu torrão.
Autoria de Magnólia Soares, dramatização teatral da turma do 9° ano “U”.

A Literatura de cordel é conhecida no Brasil como folheto e é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes.
2.     Apresentação do 1° ano “B”: Cantigas de roda/ A linda rosa juvenil
Professora responsável: Socorro Silva

As cantigas de roda são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.

3.     Apresentação do 2° ano “B”: Cantigas de roda/ Caranguejo.
Professora responsável: Benedita Santana.

4.     Apresentação do 1° ano “A”: Poesia de Vinícius de Morais/ as borboletas
Professora responsável: Socorro Araújo

A poesia é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor.

5.     Apresentação do 4° ano “A”: Poesia de Cecília Meireles/ Ou isto ou Aquilo
Professora responsável: Gerigliana

6.     Apresentação do 2° ano “A”: Desfile com personagens folclóricos.
Professora responsável: Eva Araújo

7.     Apresentação do 3° ano “B”: parlendas/ A galinha.
Professora responsável: Vitória Dantas

As parlendas são versinhos com a temática infantil que é recitada em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças.

8.     Apresentação do 3° ano “A”: Trava línguas/ o doce
Professora responsável: Josineuma.

Os trava línguas fazem parte das manifestações orais da cultura popular, são elementos do nosso folclore. O que faz as crianças repeti-los é o desafio de reproduzi-los sem errar. Entra aqui também a questão do ritmo, pois elas começam a perceber que, quanto mais rápido tentam dizer, maior é a chance de não concluir o trava línguas.


9.     Apresentação do 5° ano “A”: dança da Araruna/ boi de reis
Responsável: professor Mosanir Gomes
A Araruna e o boi de reis são manifestações culturais que representa orgulhosamente o folclore brasileiro. As danças impressionam os norte rio-grandenses pelo ritmo e pela categoria cultural preservada até os dias de hoje.

10. Apresentação do 4° ano “A”: O Pastoril
Professora responsável: Gerigliana

        Chegou à hora do tão esperado pastoril que integra o ciclo das festas natalinas do Nordeste, particularmente, em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. É um dos quatro principais espetáculos populares nordestinos, sendo os outros o  Bumba-meu-boi, o Mamulengo e o Fandango. 

11.  Apresentação do 7° ano “A”: Advinhas e superstições
Professora responsável: Rita de Cássia

As advinhas perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensarem e se divertirem. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.
As superstições referem-se a crenças sobre relações de causa e efeito que não se adequam à lógica formal, ou seja, são contrárias à racionalidade; como a crença comum, no Brasil, de que quebrar um espelho causa sete anos de azar. As superstições são criadas pelo povo e costuma passar de geração para geração.

12.Apresentação do 9° ano “U”: dança da fita
Responsáveis: toda a turma.

A coreografia desenvolve-se como uma ciranda de participantes que orbitam ao redor de um mastro central.  O peculiar é que no topo do mastro são presas as pontas de longas fitas coloridas, cuja extremidade pendente é sustentada por cada dançante. As alunas do 9° ano adaptaram a cultural dança folclórica a ritmos e danças da atualidade, possibilitando uma maior versatilidade de ritmos e gostos musicais.

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