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domingo, 21 de abril de 2013

PROFESSORAS DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA PIRES PARTICIPAM DA APRESENTAÇÃO DO PACTO NACINAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.



  Na última sexta-feira, 19/04 aconteceu à apresentação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Câmara de Vereadores do município, no qual estiveram presentes as professoras do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental.
           O evento contou com a presença da Secretária de Educação, das técnicas da secretaria, diretores, professores, vereadores, presidente da câmara, vice prefeito e comunidade.
           O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.



         Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.


            A alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
              
              As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:

1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas;
4. Gestão, mobilização e controle social
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